domingo, 8 de julho de 2012

Orientação Sexual

orientação sexual de uma pessoa indica por qual gênero ela sente-se atraída, seja física, romântica e/ou emocionalmente.
A orientação sexual pode ser assexual (nenhuma atracção sexual),bissexual (atracção por ambos os gêneros), heterossexual(atracção pelo gênero oposto), homossexual (atracção pelo mesmo gênero), ou pansexual (atracção por diversos gêneros, quando se aceita a existência de mais de dois gêneros). O termo pansexual (ou também omnissexual) pode ser utilizado, ainda, para indicar alguém que tem uma orientação mais abrangente (incluindo por exemplo, atracção específica por transgêneros).
A orientação sexual não-heterossexual foi removida da lista de doenças mentais nos EUA em 1973; e do CID 10 (Clasificação Internacional de Doenças) editado pela OMS Organização Mundial da Saúde, em 1993.

Orientação Sexual X Opção Sexual
O termo orientação sexual é considerado mais apropriado do que opção sexual ou preferência sexual porque opção indica que uma pessoa teria escolhido a sua forma de desejo.A psicologia moderna, embora não tenha consenso a respeito do que exatamente explica a sexualidade de um indivíduo, determina que a orientação sexual não pode ser mudada com terapias e não é uma escolha.A orientação sexual pode ser determinada por factores biogenéticos,sejam questões hormonais ou genes que possam determinar esta predisposição.

Homofobia
Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicasgaysbissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições referem-se variavelmente a antipatiadesprezopreconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário