As tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou sub sociedades são constituídas de micro grupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Alguns exemplos de tribos urbanas são:
Nerds: Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.
Pagodeiros: Nessa tribo urbana, seus membros adoram bandas de pagode ou samba. O visual do pessoal dessa tribo consiste em usar roupas de marcas famosas, cabelos cortados, óculos escuros.
Góticos: O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Emos: Emo é a abreviatura de Emotional Hardcore, termo originalmente dado às bandas do cenário punk que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.Os Emos gostam de ouvir música de batidas pesadas como Screamo/Emocore com letras românticas. Um bom exemplo é a banda Alesana.
Patricinhas: O termo patricinha é uma gíria que remete a uma mulher que tem uma preocupação excessiva em vestir-se de acordo com a moda. Normalmente uma adolescente, ou na faixa dos 20 anos, as patricinhas andam em grupos, com outras moças que compartilhem os mesmos gostos. No final da década de 2000, o símbolo das patricinhas foi representado pela Carol Freire, devido principalmente à vestimenta e o estilo mostrado em público. As patricinhas seguem a moda, são bem vestidas, consumidoras e preocupadas com a aparência. Adoram rosa e vermelho, são delicadas e vaidosas. Para o olhar de muitas pessoas, as patricinhas, em sua maioria, são realmente fúteis,metidas, nojentas e inúteis à sociedade, como na maioria dos filmes sobre elas, mas na vida real existem muitas patricinhas gentis e educadas e estudam muito para acabar com essa fama. Patricinhas geralmente são ligadas a burrinhas ou idiotinhas pela sua grande maioria ser loira.
Punks: A cultura punk é formada por todos os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os principais elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação.
Skatistas: Skatistas são atletas e pessoas anônimas que andam de skate. Fora do Brasil, são chamados de skateboarders.
Bom é isso gente,espero que vocês tenham gostado. Bjss!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário